loader image

Capacitação em Fisiologia do Exercício e Treinamento Resistido na Saúde, na Doença e no Envelhecimento

CURSO DE CAPACITAÇÃO

FISIOLOGIA DO EXERCÍCIO E TREINAMENTO RESISTIDO NA SAÚDE, NA DOENÇA E NO ENVELHECIMENTO

Modalidade

EAD

CAMPUS

Instituto Biodelta

Duração

12 Meses

HORÁRIOS

Início imediato

*Você tem 7 dias corridos, a partir da sua compra, para analisar o curso e exercer o direito de cancelamento. Em até 7 dias, é possível cancelar e receber 100% do valor pago, sem dificuldades!

Modalidade

Presencial

CAMPUS

Sumaré

Duração

12 Meses

HORÁRIOS

SÁBADO a cada 15 dias

*Datas e horários sujeitos a alterações por conta de feriados e recessos.

SOBRE O CURSO

Este curso é totalmente à distância e destinado aos graduados em Educação física, Fisioterapia, Medicina e outras áreas da saúde que atuam com exercícios físicos, aceitando também os profissionais provisionados pelos Conselhos de Educação Física.

O programa teórico é o mesmo do curso de especialização, mas não conta com estágio prático e não necessita de doze resumos de artigos científicos sobre a temática do curso como trabalho de conclusão. A avaliação é feita com base nas quatro provas teóricas.

Ao adquirir este curso, você garante acesso imediato a um conteúdo único, com 128 horas de aulas teóricas online. O acesso ao conteúdo é liberado imediatamente após a confirmação do pagamento e você terá 1 ano para concluir. Você tem 7 dias corridos, a partir da sua compra, para analisar o curso e exercer o direito de cancelamento. Em até 7 dias, é possível cancelar e receber 100% do valor pago, sem dificuldades!

VALORES

MATRICULE-SE

ÁREA DO ALUNO

VALORES

MATRICULE-SE

ÁREA DO ALUNO

DISCIPLINAS

TEORIA À DISTÂNCIA COM INÍCIO IMEDIATO:

MÓDULO 1; Anatomia, histologia e biomecânica

EMENTA: Revisar a anatomia dos ossos, articulações, músculos e sistema nervoso; estudar os conhecimentos atuais sobre o envelhecimento celular e dos tecidos; apresentar os princípios da cinesiologia e da biomecânica aplicados aos exercícios físicos; ensinar os princípios e técnicas para avaliação da composição corporal. 

BIBLIOGRÁFIA: Vigué J, Orte E. Grande atlas do corpo humano – Anatomia, Histologia, Patologia. São Paulo: Manole; 2007. Hamill J, Knutsen K. Bases biomecânicas do movimento humano. São Paulo: Manole; 2007. Delavier F. Guia dos movimentos de musculação. São Paulo: Manole; 2006. Herlihy B, Maebius N. Anatomia e fisiologia do corpo humano saudável e enfermo. São Paulo: Manole; 2002. Amadio A, Barbanti V. A Biodinâmica do movimento humano e suas relações Interdisciplinares. São Paulo: Estação Liberdade; 2000. Kendall F, McCreary E, Provance P. Músculos, provas e funções. São Paulo: Manole;1995.

EMENTA: Proporcionar aos alunos conhecimentos sobre os mecanismos de homeostase do organismo e suas alterações na atividade física; estudar os tipos de sobrecargas e as adaptações induzidas; apresentar os riscos para a saúde de sobrecargas inadequadas; estudar as bases fisiológicas para a utilização dos exercícios com a finalidade de evitar e tratar doenças; ensinar os princípios técnicos do treinamento resistido.

BIBLIOGRÁFIA: Fleck S, Kraemer W. Otimizando o treinamento de força. São Paulo: Manole; 2009. Rowland TW. Fisiologia do exercício na criança. São Paulo: Manole; 2008.  Powers S, Howley E. Fisiologia do exercício, teoria e aplicação ao condicionamento e ao desempenho. São Paulo: Manole; 2005. Fleck S, Kraemer W. Fundamentos do treinamento de força muscular. São Paulo: Artmed; 2004. Kiss MA . Esporte e exercício – avaliação e prescrição. São Paulo: Roca; 2003. Robergs R, Roberts S. Fisiologia do exercício para aptidão, desempenho e saúde. São Paulo: Phorte; 2002.

EMENTA: Estudar os mecanismos bioquímicos de homeostase e produção energética; apresentar os novos conhecimentos em genética aplicada à fisiologia muscular; apresentar os princípios da nutrição e da alimentação; aplicar os conhecimentos nutricionais para a prática de atividade física e para a saúde dos idosos; conhecer as propostas em suplementação nutricional e sua real importância; tomar conhecimento dos principais recursos ergogênicos, seus efeitos e riscos para a saúde.

BIBLIOGRÁFIA: Cominetti, C; Rogero, M. M.; Horst, M. A. Genômica nutricional: dos fundamentos à nutrição molecular. Barueri: Manole, 2016. Heibel, A.; Fagundes, G. Do DNA à prática clinica: nutrigenômica, nutrigenética e epigenética. São Paulo: VP Centro de Nutrição Funcional, 2022. Hirschbruch MD, Carvalho JR. Nutrição esportiva. São Paulo: Manole; 2008. Nelson D, Cox M. Princípios da bioquímica. São Paulo: Sarvier; 2002. Wollians M. Nutrição para saúde, condicionamento físico e desempenho esportivo. São Paulo: Manole; 2002. Bacurau R. Nutrição e suplementação esportiva. São Paulo: Phorte; 2000.

EMENTA: Apresentar os princípios do método científico para aquisição de conhecimento e as bases da bioestatística; dar condições para que os alunos possam avaliar artigos científicos identificando o método e a técnica de pesquisa utilizada; treinar a avaliação crítica de propostas de exercício físico sem bases em evidências; estudar os princípios básicos do comportamento humano; exemplificar condutas baseadas em princípios do comportamento na condução de programas de exercício e em gestão de pessoas.

BIBLIOGRÁFIA: Greenhalgh T. Como ler artigos científicos. São Paulo: Artmed; 2005. Gil AC. Metodologia do ensino superior. São Paulo: Atlas; 2004. Severino AJ. Metodologia do trabalho científico. São Paulo: Cortez; 2002. Medeiros JB. Redação científica. São Paulo: Atlas; 2000. Catania AC. Aprendizagem: comportamento, linguagem e cognição. São Paulo: Artmed; 1999. Baum WM. Compreender o behaviorismo – ciência, comportamento e cultura. São Paulo

EMENTA: Estudar a fisiopatologia e o quadro clínico das principais doenças e lesões do sistema músculo-esquelético e neuro-muscular; apresentar as relações das doenças e lesões com a atividade física e o envelhecimento; apresentar as principais técnicas de avaliação diagnóstica; avaliar criticamente as propostas terapêuticas.

BIBLIOGRÁFIA: Artmed;1999.Hoppenfeld S. Propedêutica ortopédica. São Paulo: Atheneu; 2007. Whiting W, Zernicke R. Biomecânica da lesão musculoesquelética. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan; 2001. Snider RK. Tratamento das doenças do sistema musculo-esquelético. São Paulo: Manole; 2000. Golding D. Reumatologia em medicina e reabilitação. São Paulo: Atheneu; 1991.

EMENTA: Estudar a fisiologia do sistema cardiorespiratório, a fisiopatologia e o quadro clínico das principais doenças; apresentar as relações das doenças com a atividade física e o envelhecimento; apresentar as principais técnicas de avaliação diagnóstica; avaliar criticamente as propostas terapêuticas.

BIBLIOGRÁFIA: Nunes, N. Avaliação cardiopulmonar e treinamento físico: Atheneu; 2023. Negrão CA, Barreto ACP. Cardiologia do exercício. São Paulo: Manole; 2.010. Lopes AC. Tratado de clínica médica. São Paulo: Roca; 2009. Rozman C. Compêndio de medicina interna. São Paulo: Manole; 1999.

EMENTA: Apresentar a fisiologia do envelhecimento e sua relação com a atividade física; estudar a fisiopatologia e o quadro clínico das principais doenças sistêmicas crônicas; apresentar as relações das doenças com a atividade física e o envelhecimento; apresentar as principais técnicas de avaliação diagnóstica; avaliar criticamente as propostas terapêuticas; apresentar as dificuldades psico-sociais dos idosos e os principais recursos para assistência a essa população.

BIBLIOGRÁFIA: Perraccini MR, Fló CM. Funcionalidade e envelhecimento. Rio de Janeiro: Guanabara-Koogan;2009. Farinatti  P. Envelhecimento promoção da saúde e exercício. São Paulo: Manole; 2008. Jacob Filho W. Atividade física e envelhecimento saudável. São Paulo: Atheneu; 2006. Jacob Filho W. Avaliação global do idoso. São Paulo: Atheneu; 2005. Matsudo SM. Avaliação do idoso. Londrina: Midiograf; 2004.

EMENTA: Estudar a fisiologia da gestação normal e patológica, e suas relações com a atividade física; estudar as alterações hormonais no climatério e o envelhecimento do aparelho reprodutor masculino; avaliar criticamente as propostas terapêuticas e as relações com os exercícios físicos.

BIBLIOGRÁFIA: Lopes MAB, Zugaib M. Atividade física na gravidez e no pós-parto. São Paulo: Roca; 2010.

EMENTA: Estudar a fisiopatologia das principais limitações físicas em função de doenças e lesões; apresentar as particularidades da reabilitação em pessoas idosas; avaliar criticamente as propostas de fisioterapia e de reabilitação; apresentar os princípios da utilização de órteses e de recursos auxiliares da marcha.

BIBLIOGRÁFIA: Greve J. Medicina de reabilitação aplicada a ortopedia e traumatologia. São Paulo: Roca; 2009.

EMENTA: Acompanhamento e discussão de casos de clientes em programas de exercícios resistidos terapêuticos ou destinados a condicionamento físico na presença de doenças e debilidades. Demonstrar as principais limitações físicas em função de doenças. Demonstrar as particularidades da reabilitação em pessoas idosas. Discutir as técnicas de intervenções com exercícios resistidos.

BIBLIOGRÁFIA: Ciccolo, JT, Kraemer, WJ. Resistance training for the Prevention and Treatment of Chronic Disease. USA: CRC Press, 2013. Santarem, JM – Musculação em Todas as Idades. São Paulo: Manole, 2012. Martini AC, Silveira CE. Manual de primeiros socorros. São Paulo: Corpus; 2007. Graves J, Barry F. Treinamento resistido na saúde e reabilitação. São Paulo: Revinter; 2006.

* O acesso ao conteúdo é liberado imediatamente após a confirmação do pagamento e você terá 1 ano para concluir.

carga horária: 128 horas

PROF. DR. JOSÉ MARIA SANTAREM

COORDENADOR DO CURSO

Possui graduação em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (1975) e doutorado em Medicina pela Universidade de São Paulo (1991). Tem títulos de especialista em Fisiatria e Reumatologia pela Associação Médica Brasileira. Atua profissionalmente como diretor do Instituto Biodelta, instituição dedicada às aplicações, ensino e pesquisa do treinamento resistido. Coordenou o curso de especialização em Fisiologia do Exercício e Treinamento Resistido na Saúde, na Doença e no Envelhecimento desde 1.996 até a sua última apresentação em 2024 pela Escola de Educação Permanente do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP. Atualmente coordena o curso homônimo em nível de Capacitação, oferecido pelo Instituto Biodelta. Atuou como consultor científico da Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte para a área de exercícios resistidos, é autor do livro Musculação em Todas as Idades, editora Manole, 2012, e foi dirigente da Federação Paulista, Federação Catarinense e Confederação Brasileira de Culturismo e Musculação, atuando de 1976 à 2008.

PROFESSORES DO CURSO

PROF. DR. JOSÉ MARIA SANTAREM

PROF. DR. WILSON JACOB FILHO

DR. EDUARDO BORGES

MSc. SANDRA NUNES DE JESUS

PROF. ESP. MARCOS FERNANDES DE MOURA

DR. RICARDO NUCCI

DR. RENATO ESTRELA

PROF. ESP. WILLIAN URIZZI

PROF. VALÉRIA VILHENA

PROF. DRª. JULIANA DE MELO

PROF. DRª. PRISCILLA TRAPP

PROF. DR. CARLOS WERUTSKY

PROF. DRª FERNANDA TOLEDO

DR. GUILHERME SOUZA

PROF. RENATO DE NATALE

DR. JOSÉ FERNANDO

PROF. DR. ROBERTO FERNANDES

PROF. DR. DOUGLAS CERQUEIRA FERDINAND

ME. LUCIANA LASTANDREA

PROF. DR. GUILHERME LARANJA

PROF. ESP. HÉLENA DALLA BERNARDINA

PROF. DR. ALEXANDRE BUSSE

PROF. DR. JOSÉ RICARDO PÉCORA

PROF. DR. PIL SUN CHOI

DR. RONALDO DALLA

PROF. DR. NEWTON NUNES

DR. EDUARDO ALGRANTI

PROF. DR. THIAGO ROSA

PROF. DR. MILTON ROCHA

DRª. JAQUELINE MARIA

DR. FELIPE MENDES

DR. JAIRO DEGENSZAJN

DRª. JÚLIA D' ANDRÉA GREVE

PROF. DR. MARCELO KHOURI

DR. CÉSAR ABREU AKIHO

PROF. DR. NÍDIA CELESTE

PROF. DR. AMANDA VENYS

DRª. NATÁLIA CANÇADO

DRª. NICOLE INFORSATO

PROF. DR. PÉROLA GRIMBERG

PROF. DR. MARCOS BORGES

DRª. ISABELA BORDIM

PROF. ROGÉRIO SOARES

PROFª. JOANA DOIN

PROF. JHONATA DANTAS

POR QUE FAZER ESTE CURSO?

Nas academias, mesmo pessoas jovens costumam apresentar dores em decorrência de processos de desgastes do aparelho locomotor. A compreensão dos processos é necessária para adaptar adequadamente os exercícios. Da mesma forma, pessoas mais velhas, muitas vezes com doenças diversas, precisam ter o seu quadro clínico bem compreendido para que possam praticar musculação com segurança e muitas vezes melhorar a condição de saúde. Os conhecimentos transmitidos permitirão: aos profissionais de educação física, conduzir programas de condicionamento físico adaptados para a presença de doenças, lesões e fragilidades; aos fisioterapeutas, atuarem com eficiência e segurança na utilização de exercícios resistidos terapêuticos; aos médicos, indicar corretamente as diversas formas de atividade física.

APRENDA COM QUEM APLICA NA PRÁTICA O QUE ENSINA

O Instituto Biodelta foi criado em 1991 com a proposta de aplicações, ensino e pesquisa do treinamento resistido. Inicialmente uma linha de aparelhos foi projetada com o objetivo de potencializar a ativação muscular e aliviar as articulações, qualidades úteis para todo os objetivos da musculação, do atleta ao idoso fragilizado. Técnicas de adaptações dos exercícios para situações patológicas vem sendo aprimoradas desde 1995 e ensinadas em curso de especialização desde 1996. Nossos resultados têm sido levados regularmente para congressos nas áreas de medicina do exercício, fisioterapia, educação física, geriatria, reumatologia e outros. A proposta do programa é ensinar as bases conceituais da atividade física nas suas relações com a saúde, enfatizando as qualidades dos exercícios resistidos.

INVESTIMENTO

VALORES CAPACITAÇÃO | MODALIDADE EAD

À VISTA

R$ 3.500,00

R$ 952 65
4 PARCELAS
R$ 656 62
6 PARCELAS
R$ 508 96
8 PARCELAS
R$ 361 98
12 PARCELAS

VALOR DO CURSO DE R$ 3.500,00* | *Valores referentes ao 2º semestre de 2025 (sujeito a alteração)

Fundado e coordenado pelo Prof. Dr. José Maria Santarem (CRM-SP 25.651), o Instituto Biodelta atua desde 1991 nas áreas de aplicações, ensino e pesquisa dos exercícios resistidos