
Capacitação em Fisiologia do Exercício e Treinamento Resistido na Saúde, na Doença e no Envelhecimento
EAD
Instituto Biodelta
12 Meses
Início imediato
*Você tem 7 dias corridos, a partir da sua compra, para analisar o curso e exercer o direito de cancelamento. Em até 7 dias, é possível cancelar e receber 100% do valor pago, sem dificuldades!
Presencial
Sumaré
12 Meses
SÁBADO a cada 15 dias
*Datas e horários sujeitos a alterações por conta de feriados e recessos.
Este curso é totalmente à distância e destinado aos graduados em Educação física, Fisioterapia, Medicina e outras áreas da saúde que atuam com exercícios físicos, aceitando também os profissionais provisionados pelos Conselhos de Educação Física.
O programa teórico é o mesmo do curso de especialização, mas não conta com estágio prático e não necessita de doze resumos de artigos científicos sobre a temática do curso como trabalho de conclusão. A avaliação é feita com base nas quatro provas teóricas.
Ao adquirir este curso, você garante acesso imediato a um conteúdo único, com 128 horas de aulas teóricas online. O acesso ao conteúdo é liberado imediatamente após a confirmação do pagamento e você terá 1 ano para concluir. Você tem 7 dias corridos, a partir da sua compra, para analisar o curso e exercer o direito de cancelamento. Em até 7 dias, é possível cancelar e receber 100% do valor pago, sem dificuldades!
EMENTA: Revisar a anatomia dos ossos, articulações, músculos e sistema nervoso; estudar os conhecimentos atuais sobre o envelhecimento celular e dos tecidos; apresentar os princípios da cinesiologia e da biomecânica aplicados aos exercícios físicos; ensinar os princípios e técnicas para avaliação da composição corporal.
BIBLIOGRÁFIA: Vigué J, Orte E. Grande atlas do corpo humano – Anatomia, Histologia, Patologia. São Paulo: Manole; 2007. Hamill J, Knutsen K. Bases biomecânicas do movimento humano. São Paulo: Manole; 2007. Delavier F. Guia dos movimentos de musculação. São Paulo: Manole; 2006. Herlihy B, Maebius N. Anatomia e fisiologia do corpo humano saudável e enfermo. São Paulo: Manole; 2002. Amadio A, Barbanti V. A Biodinâmica do movimento humano e suas relações Interdisciplinares. São Paulo: Estação Liberdade; 2000. Kendall F, McCreary E, Provance P. Músculos, provas e funções. São Paulo: Manole;1995.
EMENTA: Proporcionar aos alunos conhecimentos sobre os mecanismos de homeostase do organismo e suas alterações na atividade física; estudar os tipos de sobrecargas e as adaptações induzidas; apresentar os riscos para a saúde de sobrecargas inadequadas; estudar as bases fisiológicas para a utilização dos exercícios com a finalidade de evitar e tratar doenças; ensinar os princípios técnicos do treinamento resistido.
BIBLIOGRÁFIA: Fleck S, Kraemer W. Otimizando o treinamento de força. São Paulo: Manole; 2009. Rowland TW. Fisiologia do exercício na criança. São Paulo: Manole; 2008. Powers S, Howley E. Fisiologia do exercício, teoria e aplicação ao condicionamento e ao desempenho. São Paulo: Manole; 2005. Fleck S, Kraemer W. Fundamentos do treinamento de força muscular. São Paulo: Artmed; 2004. Kiss MA . Esporte e exercício – avaliação e prescrição. São Paulo: Roca; 2003. Robergs R, Roberts S. Fisiologia do exercício para aptidão, desempenho e saúde. São Paulo: Phorte; 2002.
EMENTA: Estudar os mecanismos bioquímicos de homeostase e produção energética; apresentar os novos conhecimentos em genética aplicada à fisiologia muscular; apresentar os princípios da nutrição e da alimentação; aplicar os conhecimentos nutricionais para a prática de atividade física e para a saúde dos idosos; conhecer as propostas em suplementação nutricional e sua real importância; tomar conhecimento dos principais recursos ergogênicos, seus efeitos e riscos para a saúde.
BIBLIOGRÁFIA: Cominetti, C; Rogero, M. M.; Horst, M. A. Genômica nutricional: dos fundamentos à nutrição molecular. Barueri: Manole, 2016. Heibel, A.; Fagundes, G. Do DNA à prática clinica: nutrigenômica, nutrigenética e epigenética. São Paulo: VP Centro de Nutrição Funcional, 2022. Hirschbruch MD, Carvalho JR. Nutrição esportiva. São Paulo: Manole; 2008. Nelson D, Cox M. Princípios da bioquímica. São Paulo: Sarvier; 2002. Wollians M. Nutrição para saúde, condicionamento físico e desempenho esportivo. São Paulo: Manole; 2002. Bacurau R. Nutrição e suplementação esportiva. São Paulo: Phorte; 2000.
EMENTA: Apresentar os princípios do método científico para aquisição de conhecimento e as bases da bioestatística; dar condições para que os alunos possam avaliar artigos científicos identificando o método e a técnica de pesquisa utilizada; treinar a avaliação crítica de propostas de exercício físico sem bases em evidências; estudar os princípios básicos do comportamento humano; exemplificar condutas baseadas em princípios do comportamento na condução de programas de exercício e em gestão de pessoas.
BIBLIOGRÁFIA: Greenhalgh T. Como ler artigos científicos. São Paulo: Artmed; 2005. Gil AC. Metodologia do ensino superior. São Paulo: Atlas; 2004. Severino AJ. Metodologia do trabalho científico. São Paulo: Cortez; 2002. Medeiros JB. Redação científica. São Paulo: Atlas; 2000. Catania AC. Aprendizagem: comportamento, linguagem e cognição. São Paulo: Artmed; 1999. Baum WM. Compreender o behaviorismo – ciência, comportamento e cultura. São Paulo
EMENTA: Estudar a fisiopatologia e o quadro clínico das principais doenças e lesões do sistema músculo-esquelético e neuro-muscular; apresentar as relações das doenças e lesões com a atividade física e o envelhecimento; apresentar as principais técnicas de avaliação diagnóstica; avaliar criticamente as propostas terapêuticas.
BIBLIOGRÁFIA: Artmed;1999.Hoppenfeld S. Propedêutica ortopédica. São Paulo: Atheneu; 2007. Whiting W, Zernicke R. Biomecânica da lesão musculoesquelética. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan; 2001. Snider RK. Tratamento das doenças do sistema musculo-esquelético. São Paulo: Manole; 2000. Golding D. Reumatologia em medicina e reabilitação. São Paulo: Atheneu; 1991.
EMENTA: Estudar a fisiologia do sistema cardiorespiratório, a fisiopatologia e o quadro clínico das principais doenças; apresentar as relações das doenças com a atividade física e o envelhecimento; apresentar as principais técnicas de avaliação diagnóstica; avaliar criticamente as propostas terapêuticas.
BIBLIOGRÁFIA: Nunes, N. Avaliação cardiopulmonar e treinamento físico: Atheneu; 2023. Negrão CA, Barreto ACP. Cardiologia do exercício. São Paulo: Manole; 2.010. Lopes AC. Tratado de clínica médica. São Paulo: Roca; 2009. Rozman C. Compêndio de medicina interna. São Paulo: Manole; 1999.
EMENTA: Apresentar a fisiologia do envelhecimento e sua relação com a atividade física; estudar a fisiopatologia e o quadro clínico das principais doenças sistêmicas crônicas; apresentar as relações das doenças com a atividade física e o envelhecimento; apresentar as principais técnicas de avaliação diagnóstica; avaliar criticamente as propostas terapêuticas; apresentar as dificuldades psico-sociais dos idosos e os principais recursos para assistência a essa população.
BIBLIOGRÁFIA: Perraccini MR, Fló CM. Funcionalidade e envelhecimento. Rio de Janeiro: Guanabara-Koogan;2009. Farinatti P. Envelhecimento promoção da saúde e exercício. São Paulo: Manole; 2008. Jacob Filho W. Atividade física e envelhecimento saudável. São Paulo: Atheneu; 2006. Jacob Filho W. Avaliação global do idoso. São Paulo: Atheneu; 2005. Matsudo SM. Avaliação do idoso. Londrina: Midiograf; 2004.
EMENTA: Estudar a fisiologia da gestação normal e patológica, e suas relações com a atividade física; estudar as alterações hormonais no climatério e o envelhecimento do aparelho reprodutor masculino; avaliar criticamente as propostas terapêuticas e as relações com os exercícios físicos.
BIBLIOGRÁFIA: Lopes MAB, Zugaib M. Atividade física na gravidez e no pós-parto. São Paulo: Roca; 2010.
EMENTA: Estudar a fisiopatologia das principais limitações físicas em função de doenças e lesões; apresentar as particularidades da reabilitação em pessoas idosas; avaliar criticamente as propostas de fisioterapia e de reabilitação; apresentar os princípios da utilização de órteses e de recursos auxiliares da marcha.
BIBLIOGRÁFIA: Greve J. Medicina de reabilitação aplicada a ortopedia e traumatologia. São Paulo: Roca; 2009.
EMENTA: Acompanhamento e discussão de casos de clientes em programas de exercícios resistidos terapêuticos ou destinados a condicionamento físico na presença de doenças e debilidades. Demonstrar as principais limitações físicas em função de doenças. Demonstrar as particularidades da reabilitação em pessoas idosas. Discutir as técnicas de intervenções com exercícios resistidos.
BIBLIOGRÁFIA: Ciccolo, JT, Kraemer, WJ. Resistance training for the Prevention and Treatment of Chronic Disease. USA: CRC Press, 2013. Santarem, JM – Musculação em Todas as Idades. São Paulo: Manole, 2012. Martini AC, Silveira CE. Manual de primeiros socorros. São Paulo: Corpus; 2007. Graves J, Barry F. Treinamento resistido na saúde e reabilitação. São Paulo: Revinter; 2006.
* O acesso ao conteúdo é liberado imediatamente após a confirmação do pagamento e você terá 1 ano para concluir.





Possui graduação em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (1975) e doutorado em Medicina pela Universidade de São Paulo (1991). Tem títulos de especialista em Fisiatria e Reumatologia pela Associação Médica Brasileira. Atua profissionalmente como diretor do Instituto Biodelta, instituição dedicada às aplicações, ensino e pesquisa do treinamento resistido. Coordenou o curso de especialização em Fisiologia do Exercício e Treinamento Resistido na Saúde, na Doença e no Envelhecimento desde 1.996 até a sua última apresentação em 2024 pela Escola de Educação Permanente do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP. Atualmente coordena o curso homônimo em nível de Capacitação, oferecido pelo Instituto Biodelta. Atuou como consultor científico da Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte para a área de exercícios resistidos, é autor do livro Musculação em Todas as Idades, editora Manole, 2012, e foi dirigente da Federação Paulista, Federação Catarinense e Confederação Brasileira de Culturismo e Musculação, atuando de 1976 à 2008.
Nas academias, mesmo pessoas jovens costumam apresentar dores em decorrência de processos de desgastes do aparelho locomotor. A compreensão dos processos é necessária para adaptar adequadamente os exercícios. Da mesma forma, pessoas mais velhas, muitas vezes com doenças diversas, precisam ter o seu quadro clínico bem compreendido para que possam praticar musculação com segurança e muitas vezes melhorar a condição de saúde. Os conhecimentos transmitidos permitirão: aos profissionais de educação física, conduzir programas de condicionamento físico adaptados para a presença de doenças, lesões e fragilidades; aos fisioterapeutas, atuarem com eficiência e segurança na utilização de exercícios resistidos terapêuticos; aos médicos, indicar corretamente as diversas formas de atividade física.
O Instituto Biodelta foi criado em 1991 com a proposta de aplicações, ensino e pesquisa do treinamento resistido. Inicialmente uma linha de aparelhos foi projetada com o objetivo de potencializar a ativação muscular e aliviar as articulações, qualidades úteis para todo os objetivos da musculação, do atleta ao idoso fragilizado. Técnicas de adaptações dos exercícios para situações patológicas vem sendo aprimoradas desde 1995 e ensinadas em curso de especialização desde 1996. Nossos resultados têm sido levados regularmente para congressos nas áreas de medicina do exercício, fisioterapia, educação física, geriatria, reumatologia e outros. A proposta do programa é ensinar as bases conceituais da atividade física nas suas relações com a saúde, enfatizando as qualidades dos exercícios resistidos.
Fundado e coordenado pelo Prof. Dr. José Maria Santarem (CRM-SP 25.651), o Instituto Biodelta atua desde 1991 nas áreas de aplicações, ensino e pesquisa dos exercícios resistidos